Dom Delson afirma que a Quaresma é o caminho de conversão, caminho de irmãos

Estamos prestes de dar início ao tempo da quaresma, o tempo que nos é dado para vivenciar uma preparação longa para a Páscoa do Senhor. Trata-se de um caminho amoroso oferecido por Deus, um caminho de conversão, junto com os irmãos. Através da liturgia da Igreja, este tempo nos convida ao empenho da oração, do jejum e da prática da caridade. Nas palavras do Papa Francisco, a quaresma é “um tempo propício para nos prepararmos para celebrar, de coração renovado, o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus, cerne da vida cristã pessoal e comunitária. Com a mente e o coração, devemos voltar continuamente a este Mistério. Com efeito, o mesmo não cessa de crescer em nós na medida em que nos deixarmos envolver pelo seu dinamismo espiritual e aderirmos a ele com uma resposta livre e generosa.” E neste ano, esse tempo de conversão é acompanhado pelo forte apelo de paz entre os conflitos da Rússia com a Ucrânia. A conversão do mundo passa pela nossa oração!

Sabemos que o tempo quaresmal é um tempo especial de escuta do Senhor, da Sua Palavra. Acolhendo a Palavra de Deus e todos os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo durante esse tempo penitencial, o Senhor nos levará ao fruto da conversão: “Quanto mais nos deixarmos envolver pela sua Palavra, tanto mais conseguiremos experimentar a sua misericórdia gratuita por nós. Portanto não deixemos passar em vão este tempo de graça, na presunçosa ilusão de sermos nós o dono dos tempos e modos da nossa conversão a Ele.” (Papa Francisco). A Páscoa desabrochará na vida de cada um, como tempo da ressurreição e da plenitude da vida.

E como todos os anos, a Igreja apresenta no tempo da quaresma um tema para ser vivenciado e aprofundado na Campanha da Fraternidade. Neste ano a CF nos chama a olharmos para o tema da Educação.  A educação das pessoas cria um mundo novo, marcado pela justiça e paz. Quando realmente nos convertemos ao Senhor, Ele mesmo nos leva ao socorro dos nossos irmãos, nos constituindo bons samaritanos para as dores e os sofrimentos dos homens e mulheres deste tempo. A apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos. “Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania. O documento convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”, diz um trecho.

Que o caminho quaresmal que iremos trilhar com o Senhor, que já venceu o nosso pecado e a nossa morte, nos ajude a perceber os horizontes transformadores de Sua Graça em nosso viver. O Senhor caminha conosco! A cruz de Cristo que se põe diante dos nossos olhos não é sinal de desânimo e desesperança, mas significa a força que precisamos para retornar para o Senhor Ressuscitado e para o cuidado de nossos irmãos. Uma santa Quaresma para todos!

Fonte: paraiba.com.br

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Paraíba registra sete óbitos por Covid-19 e 178 pacientes internados em unidades de saúde

qua mar 2 , 2022
O Estado contabiliza 576.160 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que não houve alteração de dados nos sistemas de informação oficiais para casos de Covid-19 nesta quarta (02). A Paraíba totaliza 576.160 casos confirmados da doença, […]

Instale o Radiosnet em seu celular. Nova opção para ouvir nossa rádio