Cidadania aprova federação com PSDB; união resultará na saída de João da sigla

Roberto Freire, Ronaldo Guerra e João Azevêdo – Foto: Divulgação

A executiva nacional do Cidadania aprovou neste sábado (19) a federação partidária com o PSDB. A junção das duas siglas trará impactos nas eleições da Paraíba, onde as legendas caminham em lados opostos. O Cidadania é o partido do governador João Azevêdo. Já o PSDB é presidido pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao Governo pela oposição.

Com a confirmação da federação, Azevêdo deve anunciar ainda esta semana a decisão de deixar a legenda que está filiado desde 2019, quando rompeu os laços políticos com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e deixou o PSB. Agora, Azevêdo caminha para retornar aos quadros do partido que foi eleito em 2018.

Na reunião de hoje, o Cidadania tinha colocado a proposta para aliança com  o PDT, de Ciro Gomes, e o Podemos, partido da candidatura presidencial de Sergio Moro. A votação ocorreu em dois turnos. No primeiro, a aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, o PSDB recebeu 56 votos, enquanto o PDT teve 47. Houve 7 abstenções.

Pela lei que instituiu as federações partidárias, dois ou mais partidos podem se unir em uma aliança semelhante à das coligações, mas que dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos –, e não apenas para uma única eleição. Os partidos têm até abril para pedir o registro das federações no TSE — siglas de esquerda tentam estender esse prazo até julho.

Fonte: maispb.com.br

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Paraíba registra 2.667 novos casos, 12 óbitos e ocupação de 47% de leitos de UTI Covid-19

dom fev 20 , 2022
Até agora, o Estado tem 562.038 casos confirmados, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Já foram realizados 1.425.809 testes para diagnóstico da Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste domingo (20), 2.667 casos de Covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim, 19 (0,7%) são moderados […]

Instale o Radiosnet em seu celular. Nova opção para ouvir nossa rádio