Novo decreto: Reunião vai analisar ponto facultativo de Carnaval e estudo sobre cobrança de passaporte vacinal em escolas e universidades na Paraíba

O atual decreto estadual se encerra nesta segunda-feira (14) e equipe vai analisar quais medidas deverão ser tomadas para evitar as aglomerações.

Novo decreto deverá ser publicado no fim da noite desta segunda-feira (14). (Foto: Walla Santos)

Uma reunião deverá ser realizada, na tarde desta segunda-feira (14), para discutir quais medidas deverão ser adotadas no novo decreto, que será publicado no fim da noite de hoje, na Paraíba. A expectativa é que traga a decisão sobre o cancelamento ou a manutenção do ponto facultativo de Carnaval deste ano. Além disso, outro assunto que será a ser discutido é sobre o estudo que trata da cobrança do passaporte vacinal contra Covid-19 em todas as escolas e em universidades.

Ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que o colegiado (governador e equipe de saúde) irá levar em consideração fatores como novos casos e mortes diários, além da ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adultos. “Nós temos hoje três indicadores que nós vamos nos basear para tomar as medidas necessárias: o número de casos novos diários, que são mais de 3 mil diariamente, o número de óbitos diários, que atinge 15 óbitos, a taxa de transmissibilidade e a ocupação dos leitos de UTI adultos”, afirmou.

De acordo com Geraldo Medeiros, o Hospital de Clínicas de Campina Grande, no Agreste paraibano, está com 83% dos leitos de UTI adulto ocupados e enquanto na Região Metropolitana de João Pessoa chega a 77%. “Todos esses elementos serão considerados para tomar medidas em relação ao ponto facultativo de Carnaval e esse restante do mês de fevereiro em que existe uma alta contaminação pela variante Ômicron”, comentou em conversa com o ClickPB.

Hoje, a taxa de transmissibilidade de Covid-19 na Paraíba é de 1.3. “Temos uma taxa de transmissibilidade que oscila de região para região e que em uma média de 1.3, que mostra que 100 pessoas contaminadas contaminam outras 130 pessoas”, afirmou, destacando que as medidas são necessárias para  evitar as aglomerações, principalmente em eventos. 

Sobre o Carnaval, Geraldo Medeiros frisou que a equipe vai analisar os dois dias do Carnaval – segunda e terça-feira. “Em relação a segunda se está analisando a terça também, mas a decisão final hoje a tarde onde a publicação deve ser hoje a noite”. Já em relação ao passaporte vacinal, revelou: “Tudo isso será definido hoje. Deverá sair no decreto essa deliberação que está sendo estudada. É importante que o passaporte vacinal seja exigido para que nós tenhamos segurança tanto para alunos, professores, familiares e aos servidores dos educandários e universidades”.

Fonte: clickpb.com.br

Veja também:

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado o município de Rio Tinto registrou mais um óbito nesta segunda-feira

seg fev 14 , 2022
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 57%. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (14), 1.318 casos de Covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim, 09 (0,68%) são moderados ou graves e 1.309 (99,32%) são leves. Agora, […]

Instale o Radiosnet em seu celular. Nova opção para ouvir nossa rádio