As vacinas chegaram à Paraíba nesta quarta-feira (02). Até o momento, a Secretaria já enviou 173.850 doses do imunizante para os 223 municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuirá, nesta quinta-feira (03), mais 80.170 doses de vacina contra Covid-19 para avançar na imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade. São 35.100 doses pediátricas do fabricante Pfizer/Comirnaty e 45.070 da Butantan/Coronavac. As vacinas chegaram à Paraíba nesta quarta-feira (02). Até o momento, a Secretaria já enviou 173.850 doses do imunizante para os 223 municípios.
De acordo com a Nota Técnica de distribuição da SES, a recomendação é que os municípios priorizem o imunizante da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades e o uso da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 anos e aquelas de 5 a 11 anos imunossuprimidas. A Secretaria chama a atenção para a diferença entre os frascos das vacinas, sendo o da Pfizer uma ampola multidose com 10 doses de 0,2ml/dose e tampa laranja. Já o da Coronavac, um frasco ampola multidose (10 doses) ou monodose (0,5 mL/dose).

Para a operacionalização da vacinação pediátrica, a SES recomenda aos municípios que utilizem estratégias que respeitem as orientações da Anvisa, evitando erros de vacinação, utilizando de açõescomo realização de mutirões de vacinação em pontos específicos e abrangendo todos os territórios locais. A Secretaria orienta também que pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

A população de crianças de 5 a 11 anos na Paraíba é estimada em 393.446. O esquema vacinal desse grupo é composto de duas doses, com intervalos de 8 semanas para aqueles que tomaram a primeira dose da Pfizer Pediátrica e 28 dias para os que iniciaram o ciclo com o imunizante Coronavac.
Nesta quarta-feira, além das doses para a vacinação das crianças, a SES recebeu imunizantes para a vacinação de adultos que serão entregues na segunda-feira (07), seguindo as solicitações dos municípios.
Fonte: clickpb.com.br
Veja também:
- Datafolha confirma vitória de Lula em primeiro turno com 47% contra 41% dos rivais
- “Questão entre Republicanos e Progressistas vai ser resolvida”, diz Nabor Wanderley
- João Azevêdo diz que tem respeito por Hugo e pelo Republicanos, mas que decisões não serão tomadas com voz alterada e pressão: “faço política de maneira diferente”
- Eduardo Brito defende ampliar número de pessoal nos hospitais regionais
- Flávio Dino: Bolsonaro quer investigar presidente da Petrobrás que ele mesmo nomeou. Quer investigar a si próprio?