
O Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM) está cobrando aos gestores de saúde do Estado planos de expansão de leitos e contração médicos e profissionais de saúde para enfrentar o rápido crescimento de casos de covid-19.
Um levantamento do órgão, a partir de dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), apontou crescimento no número de casos, internações e mortes pela doença causada pelo novo coronavírus no mês de janeiro deste ano em relação a dezembro de 2021.
As internações cresceram quatro vezes mais neste mês. Em dezembro haviam 76 internos por complicações da doença. Hoje são 314.
O levantamento também revela que, enquanto em dezembro de 2021, o estado registrou 3.426 novos casos de covid, em janeiro de 2022, esse número foi dez vezes maior: 34.412 novos casos. A
Como consequência a contaminação, a quantidade de óbitos de janeiro deste ano foi quase o dobro do mês anterior: 64 mortes por covid em dezembro de 2021 e 119 em janeiro de 2022.
A Comissão de Enfrentamento ao coronavírus do CRM-PB vem se reunindo para discutir esse aumento de casos e de internações em leitos de enfermaria e UTIs nos hospitais do Estado.
“Queremos acompanhar as estratégias dos gestores de saúde e dos diretores dos hospitais para atender a esta crescente demanda. Já solicitamos que sejam apresentados os planos de expansão de leitos e de contratação de recursos humanos”, afirmou o presidente do CRM-PB, João Modesto Filho.
VEJA TAMBÉM:
- Datafolha confirma vitória de Lula em primeiro turno com 47% contra 41% dos rivais
- “Questão entre Republicanos e Progressistas vai ser resolvida”, diz Nabor Wanderley
- João Azevêdo diz que tem respeito por Hugo e pelo Republicanos, mas que decisões não serão tomadas com voz alterada e pressão: “faço política de maneira diferente”
- Eduardo Brito defende ampliar número de pessoal nos hospitais regionais
- Flávio Dino: Bolsonaro quer investigar presidente da Petrobrás que ele mesmo nomeou. Quer investigar a si próprio?