Quase 40% dos testes de Covid-19 em João Pessoa são positivos e a cada 10 profissionais da saúde, dois estão contaminados

Teste para Covid-19 (Foto: Reprodução)

Somente nesta segunda-feira (17), a média de testes positivos para covid-19 em João Pessoa foi de 37% do total em cada um dos postos de testagem instalados na Capital paraibana. A informação é da diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Aline Grisi, divulgada no Balanço Geral com Émerson Machado e Sony Lacerda, na Rádio Correio 98 FM.

Além disso, ela revelou que a cada dez profissionais da Saúde que fazem o teste para Covid-19, uma média de dois está testando positivo para a doença em João Pessoa.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Aline Grisi, revelou que, somente nesta terça-feira (18), quatro funcionários que trabalham diretamente com a coleta de testes positivaram para Covid-19 em João Pessoa. Mesmo com sintomas leves, essas pessoas precisam ser afastadas de seus cargos, em razão do perigo de contaminação.

Apesar do alto índice de resultados positivos para Covid-19, Aline Grisi considera que ainda não há urgência em buscar contratar novos profissionais. “Eu acho que ainda não há necessidade, mas os secretários de saúde já estão a frente, verificando e cuidando”, destacou.

Existe ainda a possibilidade de que os números de testes positivos cresçam. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Correio 98 FM, Aline Grisi ainda afirmou que os postos de testagem instalados pela Prefeitura de João Pessoa permanecem cheios também nesta terça-feira (18). 

Ela acredita que o aumento no número de casos acontece em decorrência da variante Ômicron. “Provavelmente é a Ômicron porque ela é mais transmissível”, explicou.

A preocupação com o aumento no número de casos acontece após um longo período de arrefecimento da covid-19 no país. Com a chegada da variante Ômicron, que é mais contagiosa, os casos voltaram a subir e já está sendo prevista uma nova onda de covid-19. A cidade de São Paulo já iniciou a retomada de medidas para garantir a ampliação da assistência nas unidades de saúde, como a contratação de novos profissionais. Também já foi ampliado o horário de funcionamento das unidades de saúde.

Grande parte dos novos casos de covid-19 são acompanhados de sintomas leves e moderados. Isso deve-se à vacinação em massa adotada no Brasil. Porém, em João Pessoa, de acordo com Aline Grisi, mais de 50 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose do imunizante. Ela declarou que esse fato preocupa as autoridades sanitárias e que “estamos fazendo essa busca para saber porque não tomaram essa segunda dose”.

Fonte: clickpb.com.br

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Paraíba registra 3 mortes, 352 novos casos e 22% de ocupação de leitos Covid-19

ter jan 18 , 2022
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 22%. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça-feira (18), 352 casos de covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim 11 (3,13%) são moderados ou graves e 341 (96,88%) são leves. Agora, […]

Instale o Radiosnet em seu celular. Nova opção para ouvir nossa rádio